terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lição de casa 4

LIÇÃO DE CASA 4


Edinaldo Flauzino de Matos


Iniciamos o trabalho propondo aos alunos que observassem os tipos de textos que circulavam em vários estabelecimentos e que fizessem fotos, anotações e trouxessem para a escola para fazermos um levantamento e apresentamos a idéia de como funciona e para quem o texto focaliza, ou seja, que tipo de leitor. Então escolhemos como pontos de pesquisa: O Mercado Avenida, A Escola Ivete Brustolin, Postos de saúde, Centro da juventude, e Algumas igrejas. No entanto, por uma questão de tempo, e por falta de câmeras fotográfica a sala optou em pesquisar apenas o item igrejas. Não definimos grupos uma vez que alunos de uma determinada religião iriam se juntar para discutir e responder algumas questões relacionadas às suas igrejas.
O interessante é que mesmo os alunos não haviam percebido quão iguais e ao mesmo tempo contraditórios são os textos e a forma de linguagem usadas pelas igrejas. Podemos concluir na pesquisa que quase todos as igrejas tratam a palavra celebração, ou seja, o momento que a irmandade se reúnem para celebração como “Culto”,são raras as denominações que tratam com reuniões.
No quesito hierarquia religiosa (líderes) apenas a igreja católica e Metodistas tratam seu líder maioral de “Bispo”. Para os outros é um tratamento totalmente desconhecido.
As saudações entre as pessoas variam de denominação à outra: Há “Paz de Cristo”, “Paz do senhor”, “A graça e paz”!
As modalidades de ensino de ensino variam entre: catequese, escola dominical,.
Batismo: A maioria das igrejas só batiza adultos, exceto as igreja Católica e as Metodistas. Esse batismo pela maioria ocorre nas águas. São poucas que optam pelo pela Bacia batismal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário