terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

As oficinas

AS OFICINAS
AVANÇANDO NA PRÁTICA X RESULTADO
Prof. Edinaldo Flauzino de Matos
É necessário frisar que as oficinas em que foi trabalhada: A primeira com as turmas de 9° ano sobre biografias em terceira pessoa e na segunda: a música “O meu guri” de Chico Buarque e na terceira realizada com os 9º anos sobre a tranposição de gêneros textuais com receitas e outros. Através dessas oficinas, mesmo enfrentando dificuldades oriundos da falta de material e o execesso de alunos em sala, a carga horária sobrecarregando-nos, o cumprimento dos contéudos planejados anualmente. Mesmo assim podemos fazer com que os nossos alunos se motivassem mais para o estudo e a produção de texto, tartefa tão necessária e difícil de promovê-la, uma vez que é cultural, nossos alunos lerem pouco, e aliado a isso produzirem textos muitas vezes recheados de erros gramaticais e sintaticamente mal elaborados. As oficinas, uma vez planejadas, se tornaram parte do conteúdo e foram desenvolvidas e contrariando muitas vezes um possível fracasso teve momentos de realização com aspectos positivos.
É evidente que diante de produção tivemos a triste conclusão que alunos estão totalmente defasados com relação ao nível e série, basta salientar que a maioria tem problemas ao escrever, organizar textos, ler e interpretar. Os erros ortográficos estrapolam o aceitável, a falta de conexão entre as orações correspondem ao assustador nível educacional d enossas escolas.
No entanto, ao realizar esse trabalho, concluímos que com umas simples oficinas conseguimos desenvolver nos alunos as suas competências comunicativas lingüísticas, artísticas e históricas. A experiência interdisciplinar deu um novo significado ao nosso trabalho. Ao incluir atividades do gestar com ênfase em ensinar com a linguagem textual, as buscas pela produção abriram espaço para reflexão, possibilitando maior envolvimento dos alunos. E assim a produção e a leitura dessas cumpriram sua função social. Tendo em vista que aos alunos, a metodologia usada trouxe resultados positivos, proporcionou-lhes tratar de questões referenciais que fez eclodir habilidades de observação, dedução, julgamento, tais habilidades tão diretamente ligadas às outras disciplinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário